Centro Fluminense de Estudos e Atividades Sobre Ecologia e Qualidade de Vida 
Em 2015 comemoramos 30 anos de lutas Ambientais

Em ações de recuperação de áreas degradadas, a UNIVERDE já recuperou 16 hectares de áreas de mata atlântica, desmatadas pela especulação imobiliária, comercialização ilegal de madeira e queimadas. Ações ambientalistas e sociais marcam a existência da UNIVERDE. São mais de 7 mil cadastros no estado do Rio de Janeiro.

Em projetos técnicos patrocinados, voltados para a preservação e reconstituição de ecossistemas, podemos destacar a recuperação de 28 hectares de manguezais devastados nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Guapimirim,  região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Nos estabelecimentos de ensino, instalados próximos de áreas verdes, foram doadas e plantadas, 232 mil mudas de árvores de diversas espécies características daquele ecossistema.

Ativista em uma área degradada

Realizamos 250 ações sociais voltadas para as comunidades mais carentes no município de São Gonçalo, onde as pessoas necessitadas receberam os serviços de diversas especialidades médicas e dentárias nos Bairros de Salgueiro, Itaúna, Itaoca, Boa Vista e Boaçu.

São mais de 3.400 mil horas/aula de educação ambiental em diversos estabelecimentos de ensino, onde além de orientação ambiental, foi difundida a importância da preservação do ecossistema de manguezais.

A criação do sistema Radar Ambiental, disponível aqui no site da UNIVERDE deu agilidade às ações governamentais, através de uma rede de informações, com a participação da população, identificando e denunciando as ocorrências de agressão ao meio ambiente em todo o estado do Rio de Janeiro.

A coleta do óleo saturado (óleo de  cozinha), completou 8 anos de execução, tornando-se a maior mobilização comunitária de São Gonçalo para reciclagem de óleo vegetal.  A refinaria de Manguinhos é o destino final do material coletado, onde o óleo saturado é reprocessado e adicionado ao Biodiesel.

Em 2015 a UNIVERDE promoverá a terceira fase do Projeto de inclusão ambiental que consiste na realização de  excursões ambientais em unidades de conservação e áreas de interesse ambiental no estado do Rio de Janeiro. O programa é voltado para estudantes e moradores das comunidades onde a UNIVERDE tem atuação.

Grupo de ativistas com faixas de campanhas

Os eventos têm o objetivo de abordar a importância e manutenção dos ecossistemas (mata atlântica, manguezais, rios e mares), como forma de proporcionar aos participantes, conhecimento, entendimento e estabelecimento de conceitos sobre o tema ecologia, para fortalecimento de cidadania através da inclusão ambiental.

Grupo em caminhada por uma trilha

As excursões ambientais pretendem mobilizar milhares de pessoas residentes nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Guapimirim para serem a base de formação de núcleos de desenvolvimento sustentável da UNIVERDE nos bairros destas cidades.

Topo